Skip to content
Sumário:
    Add a header to begin generating the table of contents
    Auxílio Brasil

    Auxílio Brasil

    Encontre aqui os números de telefone, SAC, 0800, WhatsApp, formulário eletrônico, chat e ouvidoria para entrar em contato com a equipe de atendimento do Ministério da Cidadania sobre o programa Auxílio Brasil. Veja aqui as principais reclamações e as respostas às dúvidas mais frequentes sobre o Auxílio Brasil.

    Sumário:
      Add a header to begin generating the table of contents

      Telefone Auxílio Brasil

      Qual é o número de telefone do Auxílio Brasil?

      O número de telefone do Auxílio Brasil é o 121. Este número de telefone pode ser usado para tirar dúvidas sobre o programa Auxílio Brasil, pedir informações e fazer reclamações, além de poder ser utilizado para saber mais sobre os outros programas e ações do Ministério da Cidadania.

      O atendimento humano está disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, enquanto que o atendimento eletrônico está disponível todos os dias, 24 horas por dia. Nos finais de semanas do calendário de pagamento do PAB e feriados, o atendimento telefônico funciona das 10h às 16h.

      De momento, o programa Auxílio Brasil não disponibiliza nenhum número de telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva ou da fala.

      Nota: O serviço é gratuito e a ligação deve ser realizada por meio de um telefone fixo ou celular.

      Qual é o número 0800 do Auxílio Brasil?

      O Auxílio Brasil não disponibiliza nenhum número de telefone 0800, mas você pode falar com o atendimento deste programa social através do número 121 que também é um serviço gratuito.

      Qual é o número de WhatsApp do Auxílio Brasil?

      De momento, o programa Auxílio Brasil não disponibiliza nenhum número de WhatsApp para atendimento. Assim sendo, deve entrar em contato com o Auxílio Brasil via telefone através do número 121.

      Formulário eletrônico do Auxílio Brasil

      O Ministério da Cidadania também disponibiliza um formulário eletrônico na plataforma Fala.BR para você registar sua manifestação, reclamação, denúncia, solicitação, elogio ou sugestão sobre o programa Auxílio Brasil. Se você quiser enviar uma manifestação sobre o programa Auxílio Brasil através do formulário eletrônico deve clicar aqui. O prazo de resposta informado é de trinta dias, prorrogável por mais trinta dias, mediante justificativa.

      Além do formulário eletrónico, também pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania sobre o programa Auxílio Brasil via postal. Deve enviar sua carta para o seguinte endereço: SMAS – Setor de Múltiplas Atividades Sul Trecho 03, lote 01, Edifício The Union, térreo, sala 32 CEP: 70610-051 – Brasília/DF.

      Chat do Auxílio Brasil

      A Ministério da Cidadania também disponibiliza um chat online exclusivo para técnicos e gestores municipais das políticas sociais coordenadas pelo Ministério da Cidadania. Este chat também pode ser usado pelos técnicos e gestores municipais esclarecerem suas dúvidas e pedir informações sobre o programa Auxílio Brasil. O horário de atendimento deste chat é de segunda a sexta das 8h às 18h. Se você é um técnico ou gestor municipal pode iniciar o atendimento via chat clicando aqui.

      Nota: É importante relembrar que este canal não está aberto ao cidadãos, apenas para técnicos e gestores municipais das políticas sociais coordenadas pelo Ministério da Cidadania.

      Central de Ajuda

      Nem sempre é preciso entrar em contato com a equipe de atendimento para resolver o seu problema com uma empresa, certo? O Ministério da Cidadania conta com uma Central de Ajuda (FAQ) que pode ajudá-lo a resolver as suas principais dúvidas sobre o programa Auxílio Brasil:

      • O Programa Bolsa Família foi substituído pelo Auxílio Brasil?
      • Quais são os benefícios da cesta raiz Programa Auxílio Brasil?
      • Quantos benefícios do Programa Auxílio Brasil a família pode receber?
      • Quais são os valores dos benefícios do Auxílio Brasil?
      • Quem poderá receber os benefícios do Programa Auxílio Brasil?
      • Quem não tem CPF poderá receber os benefícios do Programa Auxílio Brasil?
      • O que são e quais são as condicionalidades do programa Auxílio Brasil?
      • Sou beneficiária do Auxílio Brasil, tenho direito ao benefício extraordinário do Programa Auxílio Brasil (PAB?)
      • Não sou beneficiário do Auxílio Brasil, posso receber o benefício extraordinário do PAB?
      • Como o valor do Benefício Extraordinário do PAB será calculado?
      • Quantas parcelas do benefício extraordinário do PAB vou receber?
      • Sou beneficiária do PAB, quando e como vou receber o Benefício Extraordinário?

      Para aceder à Central de Ajuda (FAQ) do Ministério da Cidadania sobre o programa Auxílio Brasil basta clicar aqui.

      Ouvidoria Auxílio Brasil

      Sim, o Ministério da Cidadania disponibiliza uma canal de ouvidoria que também atende assuntos relacionados com o programa Auxílio Brasil. A ouvidoria do Ministério da Cidadania recebe sugestões, denúncias, comunicações, reclamações, elogios, solicitações de providência e demandas de simplificação de serviços públicos sobre o programa Auxílio Brasil. A ouvidoria do Auxílio Brasil informa que o prazo de resposta é de trinta dias, prorrogável por mais trinta dias, mediante justificativa.

      Você pode entrar em contato com a ouvidoria do Ministério da Cidadania para assuntos relacionados com o programa Auxílio Brasil através dos seguintes canais de atendimento:

      • Telefone: Ligue no 121, na opção 8. O atendimento humano está disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, enquanto que o atendimento eletrônico está disponível todos os dias, 24 horas por dia.
      • Formulário eletrônico: Para registrar ou acompanhar sua manifestação junto da ouvidoria, acesse a plataforma Fala.BR (clique aqui). Disponível todos os dias, 24 horas por dia.
      • Carta: Envie sua carta para SMAS – Setor de Múltiplas Atividades Sul – Trecho 03, Lote 01, Edifício The Union, Térreo, Sala 10 CEP: 70610-051 – Brasília/DF. Confira o modelo da carta (clique aqui).
      • Atendimento presencial: Para registrar ou acompanhar sua manifestação de forma presencial, dirija-se à Ouvidoria-Geral do Ministério da Cidadania no endereço SMAS –Setor de Múltiplas Atividades Sul – Trecho 03, Lote 01 Edifício The Union, Térreo, Sala 10 CEP: 70610-051 – Brasília/DF. Disponível de segunda a sexta das 09h às 18h.

      Resumo dos canais de atendimento

      Fale com o Auxílio Brasil Contato
      Telefone SAC 121
      Telefone 0800 Não tem, mas o número 121 também é gratuito.
      WhatsApp Não tem
      E-mail Não tem
      Formulário eletrônico Disponível aqui.
      Carta Confira o endereço informado no artigo para enviar sua manifestação por carta postal.
      Chat Sim tem, mas é exclusivo para técnicos e gestores municipais das políticas sociais coordenadas pelo Ministério da Cidadania.
      Central de Ajuda Disponível aqui. Depois é só selecionar as seções relacionados com o programa Auxílio Brasil.
      Ouvidoria Auxílio Brasil Telefone: Ligue no 121, na opção 8.
      Formulário eletrônico: disponível aqui.
      Carta: confira o endereço no artigo para enviar sua manifestação para a ouvidoria.
      Atendimento presencial: confira o endereço no artigo.
      (Atualizado no dia 19 de setembro de 2022)