Skip to content
Sumário:
    Add a header to begin generating the table of contents
    Embasa

    Embasa

    Encontre aqui os números de telefone, SAC, 0800, WhatsApp, atendimento por vídeo-chamada, atendimento presencial, redes sociais e ouvidoria para falar com a Embasa. Veja aqui as principais reclamações e as respostas às dúvidas mais frequentes sobre a Embasa.

    Sumário:
      Add a header to begin generating the table of contents

      Telefone Embasa

      Qual é o número de telefone da Embasa?

      O número de telefone para você falar com o atendimento da Embasa é o 0800 0555 195. O atendimento deste canal está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

      Este número de telefone da Embasa pode ser usado para você consultar débitos, obter conta em PDF ou código de barras por SMS, comunicar vazamento de água e esgoto, informar falta de água, consultar protocolo, dentre outros.

      Qual é o número de telefone para emergências?

      O número de telefone da Embasa para emergências é o 0800 0555 195. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este número pode ser usado para você informar falta de água e vazamentos na via pública.

      Qual é o número para pessoas com deficiência de audição e de fala?

      De momento, a Embasa não disponibiliza nenhum número de telefone exclusivo para atendimento de pessoas com deficiência auditiva ou de fala.

      Quais são os números 0800 da Embasa?

      A Embasa disponibiliza o seguinte número 0800 para você falar gratuitamente com o teleatendimento: 0800 0555 195. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

      Qual é o número de WhatsApp da Embasa?

      O número de WhatsApp da Embasa para você falar com o atendimento é o +55 71 9717-0999. Para iniciar o atendimento neste canal do WhatsApp basta enviar um “Oi”, e escolher o assunto que deseja tratar.

      Este canal de atendimento pode ser usado para você consultar débitos, emitir segunda via de conta, solicitar código de barras para pagamento, pagar com cartão de crédito, comunicar vazamento de água e de esgoto, informar falta d’água, pedir revisão de conta e consultar o status das suas solicitações por autoatendimento.

      Nota: Para solicitar os serviços, é necessário informar o CPF ou CNPJ do titular.

      Atendimento via Formulário e E-mail

      Infelizmente, a Embasa não disponibiliza nenhum formulário eletrônico ou e-mail para você falar com a equipe de atendimento. Em alternativa, você pode entrar em contato com a Embasa via telefone, WhatsApp, Agência Virtual, vídeo-chamada, presencialmente ou nas redes sociais.

      Atendimento por Vídeo-Chamada

      Você também pode conversar com a equipe de atendimento da Embasa por Vídeo-Chamada. Siga os seguintes passos para usar este canal:

      1. Acesse o SAC Digital pelo aplicativo de celular ou no endereço www.sacdigital.ba.gov.br.
      2. Localize o serviço desejado, que deve ser na versão “videochamada”.
      3. Agende uma data e horário de preferência.
      4. Guarde o e-mail de confirmação
      5. Na data e hora marcada, acesse o link de atendimento fornecido para iniciar o atendimento..

      Atendimento nas Redes Sociais

      Se preferir, também pode tentar entrar em contato com a Embasa através das redes sociais. De seguida, confira os perfis oficiais:

      Nota: Estes canais digitais podem ser usados para você obter informações institucionais.

      Central de Ajuda

      A Embasa conta com uma Central de Ajuda (FAQ) que pode ajudá-lo a resolver suas principais dúvidas sobre os seguintes temas:

      • Abastecimento de Água.
      • Cadastro/Titularidade.
      • Cobrança/Tarifa.
      • Débito.
      • Débito Automático.
      • Desmembramento de Ligação.
      • Diversos.
      • Esgoto.
      • Hidrômetro.
      • Segunda Via.
      • Suspensão de Abastecimento.
      • Vazamentos.

      Para aceder à Central de Ajuda (FAQ) da Embasa basta entrar aqui.

      Aplicativo Embasa

      O aplicativo Embasa foi desenvolvido a fim de facilitar o acesso ao atendimento, principalmente para os clientes que preferem fazer suas demandas online de forma rápida e segura. Está disponível para Android e iOS, e com ele você tem acesso às seguintes funcionalidades:

      • Segunda via da conta de água e/ou esgoto.
      • Histórico das 12 últimas contas de consumo.
      • Comunicação de vazamento de água ou de extravasamento de esgoto.
      • Orientações sobre débito automático.

      Nota: O acesso a este aplicativo é pessoal e, para alguns serviços, somente será permitido por matrícula vinculada ao CPF do cliente titular da conta.

      Ouvidoria

      Sim, a Embasa possui um canal de ouvidoria. A ouvidoria é um canal de última instância para o tratamento de demandas registradas nos Canais de Rrelacionamento da Embasa, que não tiveram uma resposta satisfatória ou que não tenham sido atendidas no prazo informado.

      Antes de acionar a ouvidoria você deve utilizar os Canais de Relacionamento da Embasa (teleatendimento, Agência Virtual, App da Embasa ou Ponto Presencial de Atendimento) para solicitar serviços, atendimento, ou ainda, para questionar ou buscar esclarecimentos sobre eventuais dúvidas relativas a atendimento e/ou prestação de serviços.

      Caso sua solicitação registrada nos Canais de Relacionamento da Embasa não seja atendida no prazo informado, poderá acionar a ouvidoria através dos seguintes canais:

      • Internet: www.ouvidoriageral.ba.gov.br, na opção Registro, o cidadão pode abrir a sua manifestação, sob a forma de reclamação, solicitação, elogio, denúncia, sugestão, pedido de informação ou recurso sobre um pedido de informação não atendido satisfatoriamente.
      • Presencialmente: O cidadão pode comparecer presencialmente na Ouvidoria Geral do Estado, andar térreo da Governadoria, ou no prédio sede da Embasa, na 4ª Avenida, 420, CAB, e fazer o seu registro.

      Nota: Para registrar uma demanda na ouvidoria, será solicitado o número de protocolo já registrado nos Canais de Relacionamento.

      Reclamações

      Como fazer um reclamação sobre a Embasa?

      A Embasa disponibiliza atendimento via telefone, WhatsApp, vídeo-chamada, redes sociais e presencial para você fazer suas reclamações junto dos Canais de Relacionamento. Caso os Canais de Relacionamento da Embasa não consigam resolver o seu problema, pode sempre recorrer à ouvidoria. Se nem mesmo a ouvidoria conseguir resolver a sua situação, sugerimos que faça a reclamação no site Reclame Aqui.

      Para registar a sua reclamação no Reclame Aqui basta acessar o site e selecionar a opção “Reclamar”.

      Resumo dos canais de atendimento

      Fale com a Embasa Contato
      Telefone Central de Relacionamento 0800 0555 195
      Telefone Emergências 0800 0555 195
      Telefone Deficientes Auditivos Não tem
      Telefone 0800 0800 0555 195
      WhatsApp +55 71 9717-0999
      E-mail Não tem
      Formulário eletrônico Não tem
      Chat Não tem
      Atendimento por Vídeo-Chamada Sim tem. Confira no artigo como usar este canal de atendimento.
      Agência Virtual Disponível aqui.
      Central de Ajuda (FAQ) Disponível aqui.
      Atendimento nas Redes Sociais Sim tem
      Atendimento Presencial Confira aqui o endereço e horário das lojas que prestam atendimento.
      Ouvidoria Internet: www.ouvidoriageral.ba.gov.br, na opção Registro, o cidadão pode abrir a sua manifestação.
      Presencialmente: O cidadão pode comparecer presencialmente na Ouvidoria Geral do Estado, andar térreo da Governadoria, ou no prédio sede da Embasa, na 4ª Avenida, 420, CAB, e fazer o seu registro.

      Mais informações sobre a Embasa

      A Embasa é uma empresa brasileira concessionária de serviços de saneamento básico de quase todo o estado da Bahia. Esta empresa é responsável pela prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, compreendendo a captação, tratamento e distribuição de água, bem como a coleta, transporte, tratamento e destinação adequada dos esgotos domésticos. Está presente em 367 municípios com abastecimento de água e em 111 municípios com esgotamento sanitário. A Embasa é uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, juntamente com a Sabesp (São Paulo), Cedae (Rio de Janeiro), Copasa (Minas Gerais), Sanepar (Paraná) e a Corsan (Rio Grande do Sul).

      Atualizado no dia 28 de agosto de 2023
      Outros números de telefone relacionados